Movimento
Júnior

“Europe’s future is in the hands of its young people. (…) 

Europe’s Junior Enterprises are leading the way.”

Jean-Claude Juncker

European Comission, Former President

O que é o Movimento Júnior?

O Movimento Júnior nasceu em Paria, em 1967 com a criação da primeira Júnior Empresa. Este fenómeno rapidamente se disseminou pela Europa, dando origem a várias Federações nacionais e à Confederação Europeia de Júnior Empresas – Junior Enterprises Europe.

Em Portugal, em 1990 foi fundada a primeira Júnior Empresa portuguesa, no entanto, apenas em 2012 foram preenchidos os requisitos necessários para a fundação da JADE Portugal que, em 2019, e após um rebranding passou a denominar-se JE Portugal.

A missão do Movimento Júnior é formar, através do conceito de Júnior Empresa, empreendedores comprometidos e capazes de gerar um impacto relevante, sendo os seus principais valores o empreendedorismo, o desenvolvimento pessoal, a proatividade, o profissionalismo, a responsabilidade social, a diversidade e, por fim a inovação.

Em termos globais, o Movimento Júnior está fortemente enraizado nos países europeus, no Brasil, Tunísia e nos EUA, sendo líder no que toca a empreendedorismo jovem.

O que é uma Júnior Empresa?

Uma júnior empresa é uma organização sem fins lucrativos, sem convicções religiosas ou políticas, enquadrada na lei, constituída e gerida integralmente por estudantes do ensino superior, que providencia serviços de elevada qualidade a empresas, instituições ou clientes individuais. Desta forma, as Júnior Empresas são similares a empresas reais sendo o seu principal objetivo promover a aprendizagem dos seus membros através de experiências práticas.

O conceito “júnior empresa” funciona como uma incubadora de skills e conhecimento no contexto das faculdades que permite aos estudantes aplicar o conhecimento teórico num contexto empresarial, sendo uma plataforma única para o desenvolvimento dos mesmos.

Por conseguinte, os júnior empresários gerem projetos, pessoas e um modelo de negócios, conectando-se com várias pessoas ao longo de todo o seu percurso. Graças a esta experiência, os Júnior Empresários são mais do que estudantes universitários, aprimorando a sua capacidade de observação e perspicácia, desenvolvendo a sua adaptabilidade aos mais distintos contextos e aumentando assim a taxa de empregabilidade em até 20%, comparativamente com os outros estudantes.

Atualmente, existem mais de 380 júnior empresas espalhadas por 16 países europeus que contam com cerca de 34.000 júnior empresários. Por ano, são realizados mais de 5.100 projetos e, desde 1967, no total, estiveram envolvidos cerca de 13.000.000€ de volume de negócios.

Em Portugal, existem 24 júnior empresas espalhadas por 16 instituições de ensino que contam com mais de 1.100 júnior empresários onde estão envolvidos, no total 421.000€ de volume de negócios. Para além disso, Portugal conta também com 21 júnior iniciativas.

JENC

A participação no JENC foi extremamente enriquecedora e uma mais-valia para o meu desenvolvimento pessoal. Através das formações que nos disponibilizaram pude compreender a importância da saúde mental para o meu bem-estar enquanto pessoa em formação. Foi estimulante e motivador ouvir o testemunho de certos profissionais que partilharam experiências pessoais. Para além disto, a partir das diversas atividades proporcionadas, pude interagir com outros juniores empresários e, assim, melhorar o meu networking e as minhas interações sociais. Para mim, foi uma experiência muito positiva que pretendo repetir e aconselho a todos os juniores empresários a participarem.
Inês Azevedo
HR Consultant

jeniAL

O evento jeniAL, representa uma celebração significativa da excelência e vitalidade das Júnior Empresas em Portugal. Ao reunir centenas de Júnior Empresários na FEP ao longo de três dias, o evento destacou de forma proeminente o árduo e inovador trabalho realizado. Através de uma série de atividades como workshops, networking e a prestigiada cerimónia dos jeniAL Awards, o evento não só inspira futuros empreendedores, mas também fomenta uma cultura de excelência e realização no ambiente empresarial. A entrega dos prémios foi um momento especialmente emocionante, pois representou o reconhecimento do talento e dedicação das Júnior Empresas. Esta experiência no jeniAL não apenas enriqueceu o meu conhecimento sobre o mundo empresarial, mas também reforçou a minha convicção no potencial e na importância das Júnior Empresas como agentes de mudança e inovação.
Inês Coelho
Chief Business Officer

JEDay

No JEDAY, Dia Mundial do Júnior Empresário, pôde-se ver a força do Movimento Júnior em Portugal. Com sala cheia, tivemos oportunidade de ouvir testemunhos de alumnis do Movimento Júnior Português de modo a perceber o que fazem hoje em dia a nível profissional e como o seu percurso numa júnior empresa os ajudou até aí. Para além disso, ainda foram debatidos temas importantes para o futuro dos júniores empresários em Portugal. É nestas alturas que podemos ver o orgulho que é ser júnior empresário e o valor das júniores empresas, a nível nacional, europeu ou global. Sem dúvida que deve continuar a ser um dia comemorado anualmente e com orgulho!
Leonor Guimarães
CEO do Mandato 23/24